Páginas

catho 728x90

13 de agosto de 2010

07 Dicas de Sucesso para Passar em Concursos Públicos



Uma das maiores dúvidas das pessoas que pretendem realizar concursos públicos é sobre a melhor forma de se preparar para a prova. Conversamos com várias pessoas que já passaram em concursos e percebemos que existem algumas regras que, se seguidas à risca, aumentarão as chances de sucesso. Não existem milagres, mas sim uma metodologia que, juntamente com disciplina e estudo garantirão o sucesso do candidato.

1. Escolha um concurso de cada vez e estude apenas para ele
Um candidato deve se preparar para um concurso de forma semelhante a um atleta que se prepara para uma competição de atletismo. Todo mundo sabe que correr 100 metros rasos é completamente diferente de enfrentar uma maratona. Da mesma forma, cada concurso é diferente.A preparação, os exercícios devem ser ajustados de acordo com a competição.

Entretanto a maioria dos candidatos estuda para concursos de forma generalista, perdendo tempo estudando conteúdos que talvez nem sejam cobrados. Dizem estar se preparando para o concurso que sair primeiro. Esse é um grande erro. É preciso ter foco.  Escolha o concurso que deseja realizar e obtenha informações  a seu respeito, monte a sua estratégia e estude somente para ele.

Como o nome diz, o concurso é publico e portando todas as informações são obrigatoriamente disponíveis para qualquer cidadão, muitas delas na internet. Procure o edital do concurso anterior e se prepare por ele.

2.Estude o edital
Parece incrível, mas a maioria da pessoas não lê o edital. É como participar de um jogo sem conhecer as regras. Todo concurso público é regido por um, onde estão principais informações a respeito do concurso, como por exemplo: o conteúdo da prova, o número de questões, a instituição que realizará a prova, o tipo de questão (objetiva ou subjetiva), a data da prova, o número de fase.

Em geral o edital é publicado de uma a três meses antes do concurso, o que dá pouco tempo para a preparação. O ideal é começar a se preparar com antecedência, tomando como ponto de partida o edital do concurso anterior.

Todos os candidatos aprovados com quem conversamos  disseram que estudaram o edital em detalhes e traçaram uma estratégia a partir dele.

3. Pratique resolvendo questões de provas anteriores
Fazer concurso é resolver questões. Esse é um ponto tão importante que vamos repetir: Fazer concurso é resolver questões. Não adianta ter um conhecimento teórico profundo se você perde muito tempo analisando cada questão e não consegue terminar a prova no prazo.

É comum ouvir de alguns candidatos : "se eu tivesse mais tempo, faria a prova toda...". O problema é que você não tem mais tempo. A prova avalia não apenas seu conhecimento, mas tambem sua velocidade. Tenha em mente que o concurso é uma competição. Por esse motivo você deve praticar a resolução de exercícios. As provas são propositadamente longas para poder diferenciar os candidato bons dos excelentes.

4. Saiba usar o relógio
Utilize o relógio com sabedoria. Quanto tempo você tem para resolver a prova? Em quanto tempo você deve resolver cada questão da prova? Essas são questões básicas para um bom candidato. Com o número de questões e a duração da prova (dados do edital) é possível calcular o tempo máximo de resolução de cada questão. Se durante a prova você perder muito tempo com uma questão, deixe-a de lado e siga para a próxima. Não deixe que uma questão roube todo o seu tempo. Além disso não esqueça de calcular o tempo deixando os últimos trinta minutos para preencher o gabarito e revisar a prova.

Durante sua preparação, faça simulados cronometrando o seu tempo. Meça quantas questões você consegue resolver em uma hora, por exemplo. Crie uma planilha e acompanhe os resultados ao longo do tempo. Isso permitirá que você avalie o seu desempenho e observe sua melhoria ao longo do tempo, aumentando a sua motivação para continuar estudando.

5.estude de acordo com o estilo da instituição que aplicará a prova. 
Um ponto importante é saber qual instiuição fará o concurso, pois cada uma delas possui um estilo diferente de questões. Isso irá direcionar a sua forma de estudar. Uma prova de portugês elaborada pela CESPE, por exemplo, é completamente diferente daquelas elaboradas pela CESGRANRIO. Responder questões de concursos anteriores elaborados pela mesma instituição funcionam como um treino para a prova. Permite que você acompanhe seu desempnho ao longo do tempo e lhe dá mais confiança na hora do concurso.

As principais instituições são:
ESAF - Escola de Administração Fazendária  - Responsável pelo concurso dos Ministérios e Autarquias.
CESPE  Ligada à Universidade de Brasília, realizou diversos concursos importantes, como CAIXA, BB, Policia Federal, TCU e outros.
Fundação Cesgranrio  - Fundação responsável  vários concursos como PETROBRAS, BACEN.

Existem no mercado livros com questões e provas comentadas de cada instituição. Assim, por exemplo, você pode encontrar um livro com questões de Direito Constitucional com gabarito comentado da Cespe, ou
Raciocínio lógico da ESAF. Uma boa dica são os livros da Editora Vestcon .

DICA:  Utilize os links abaixo para ter rápido acesso a uma lista completa dos mais recentes livros e apostilas. Utilizamos o site Buscapé para pesquisar nas melhores livrarias do país os menores preços de acordo com os temas abaixo.
  • VESTCON  lista dos mais recentes livros à venda dessa editora;
  • ESAF - Lista de livros e apostilas de concursos da Escola de Administração Fazendária
  • CESPE - Lista de livros e apostilas de concursos da CESPE
  • CESGRANRIO - Lista de livros e apostilas de concursos da Fundação Cesgranrio
6. faça um calendário de estudo
 Quantas horas você irá estudar na 2a feira? Que assunto vai estudar no sábado às 10:00? Quantas horas  você estuda por semana? É preciso planejar detalhamente seu horário de estudo, alocando tempo para cada uma das matérias de estudo. Isso evita que você se engane, estudanto apenas o que gosta e não o que precisa estudar. Em geral, deveremos dedicar mais tempo para aquelas disciplinas que temos mais dificuldades. Esse planejamento pode mudar ao longo do tempo, se você perceber que necessita de mais tempo para um assunto do que para outro. 

7. Tenha uma boa bibliografia
 Compre uma apostila nova e de qualidade. Não caia na tentação de comprar material usado. Existem assuntos que estão em constante atualização, principalmente legislação e assuntos jurídicos. Outro ponto importante é utilizar livors ou apostilas no seu nível de conhecimento. Não estudar por bibliografia ampla e profunda se você precisa de noções básicas.

Essas são algumas das dicas que consideramos importantes para todos aqueles que pretendem concorrer a algum concurso público. Caso você tenha alguma outra dica ou sugestão, deixe seu comentário.
.

Um comentário:

  1. Definitivamente passar em um concurso público, para quem pensa em estabilidade, é indispensável. Belas dicas ai você passou.. obrigado por compartilhar. Para ajudar, deixo aqui algo util para os leitores: Como passar em qualquer concurso público.

    ResponderExcluir

Gostou desse post? Deixe seu comentário!